terça-feira, 31 de maio de 2011

A Informática Como Ferramenta de Aprendizagem

Informática na Educação / UNIRIO
Blog da disciplina Informática na Educação do curso Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância, UNIRIO/CEDERJ/UAB.
Bom Jesus do Itabapoana

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Laboratório de Informática na Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Miguel de Sanctis


Preparando os Alunos Para o Mercado de Trabalho


Um pouco da história da escola:

A Escola Estadual de Ensino Médio MONSENHOR MIGUEL DE SANCTIS de Guaçuí - ES, iniciou suas atividades no ano de 1976, o primeiro diretor foi Renato Motta Nacarati, seu ato de criação foi publicado em 21 de maio de 1977, ela era denominada Escola de Primeiro Grau “Guaçuí” – Polivalente e oferecia de 5ª à 8ª séries. De acordo com a Lei 5.692/71, vigente naquela época, inspirada na Pedagogia Tecnicista, os cursos tinham caráter profissionalizante nas áreas de: Técnicas Agrícolas, Comerciais, Industriais e Economia Doméstica. A Escola recebeu no ano de 1977 o nome de Escola Polivalente de 1º Grau “Monsenhor Miguel de Sanctis”, em homenagem ao Monsenhor Miguel de Sanctis, falecido em 1971. A partir do ano de 1980, passou a oferecer apenas o 2º grau, e chamava-se Escola de 2º Grau “Monsenhor Miguel de Sanctis”. Ministrava os cursos: Técnico em Patologia Clínica, Assistente em Administração, e Básico em Saúde.Em 1991 passou a oferecer a Habilitação para o Magistério em Primeiro Grau e em 1992, ofereceu os cursos: Técnico em Contabilidade, Estudos Adicionais para o Magistério em Primeiro Grau. No ano de 1993 surgiu o curso Não-Profissionalizante com ênfase na formação geral e preparação para o vestibular em lugar da formação técnica. Em 1999 recebeu o nome que tem até hoje: EEEM. “Monsenhor Miguel de Sanctis”, e desde o ano de 2001 até a presente data a diretora é Maria Lúcia das Dores, que também foi diretora no período de 1990 a 1996. No ano de 2002 a Escola deixou de oferecer a Habilitação para o Magistério em Primeiro Grau, em função da lei 9394/96, que exige a formação dos professores do ensino fundamental em nível superior.



Posteriormente em 2006 inicia-se o Curso Técnico em Informática, cuja proposta inclui disciplinas voltadas ao mundo do trabalho, habilitando nove turmas com curso profissionalizante pós médio e encerrando em 2009. Também em 2006 atendendo a demanda da comunidade surge o Curso Técnico em Gestão Empresarial, habilitando seis turmas até o ano de 2008. Atualmente Temos 1.260 alunos, sendo 144 no Ensino Médio Integrado - Curso Técnico em Vendas, 55 no Curso Técnico em Contabilidade - pós médio e o restante distribuído na EJA Ensino Médio e no Ensino Médio Regular. Por ser a única escola pública do município que oferece o Ensino Médio e as várias modalidades de ensino citadas anteriormente esta unidade escolar se constitui em grande importância para a comunidade local. Comunidade esta que nos seus vários segmentos tem demonstrado respeito, valorização e credibilidade nas diversas atividades desenvolvidas no cotidiano da escola.
Objetivando conhecer a estrutura e a proposta de uma educação voltada para o conhecimento, o construtivismo e a inserção dos jovens no mercado de trabalho, resolvi pesquisar qual a colaboração que a Escola Monsenhor Miguel de Sanctis tem proporcionado a sua clientela no sentido de inserir o jovem no mercado de trabalho, principalmente, no que tange a relação dos alunos com o computador e a informática.




A Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Miguel de Sanctis preocupada em colocar o jovem preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho vem aumentando a cada ano a oferta de cursos voltados a preparar os alunos para um  mercado tão competitivo. Por isso, a partir do ano de 2006 a escola vem promovendo vários cursos voltados para os alunos que já concluíram o ensino médio ou para aqueles que estão cursando o último ano. Estes cursos tiveram início no ano de 2006 com o curso profissionalizante pós-médio Técnico em Informática, cuja proposta incluía as disciplinas voltadas ao conhecimento e utilização de computadores e softwares, uma vez que hoje este conhecimento é fundamental para àqueles que almejam uma vaga no mercado de trabalho. Ainda, neste ano, surge o Curso Técnico em Gestão Empresarial, habilitando o jovem também para o mercado de trabalho e na grade curricular do curso enfatizava-se o uso do computador e da internet como ferramentas fundamentais no processo de aprendizagem. Atualmente a escola oferece mais dois cursos que faz uso constante dos laboratórios de informática: O Curso Técnico em Contabilidade e o Curso Técnico em Vendas, este, como componente do Ensino Médio Integrado. A escola contemporânea precisa refletir sobre a urgência e a responsabilidade em preparar os jovens, partindo do pressuposto de que eles são o futuro de nossa sociedade, portanto, é dever da escola contribuir para a formação cidadã, educacional e profissional do indivíduo, desenvolvendo uma proposta de ensino baseado a demanda das necessidades do mercado, de forma que os educandos adquiram autonomia e conhecimento e, quando formados estejam aptos a desenvolver suas competências e habilidades no seu crescimento profissional. Com este objetivo transcreverei abaixo alguns trechos da Proposta Pedagógica da escola para que possamos entender um pouco de seus objetivos no que tange a formação dos alunos:“Após várias reuniões pedagógicas realizadas com a equipe escolar e várias discussões acerca da implementação do novo Currículo Básico Comum que traz como categorias norteadoras do currículo escolar, ciência, cultura e trabalho: fica definido que o eixo da Proposta Pedagógica seria “Educação de qualidade para a vida” e que esse eixo passaria a nortear toda a prática pedagógica e também levaria a reestruturação dos projetos já existentes”.
Da Educação Profissional Técnica de Nível Médio·          Garantir ao cidadão o direito ao permanente desenvolvimento das aptidões para a vida produtiva e social;·          Promover a transição entre a escola e o mundo do trabalho, capacitando jovens e adultos com conhecimentos e habilidades gerais e específicas para o exercício de atividades produtivas.
CURSO TÉCNICO EM CONTABILIDADE Vespertino: 14h00min às 17h20minNoturno: 19h00min. às 22h20min.

TURNO VESPERTINO:40 TURNO NOTURNO: 40 TOTAL: 80
Como já foi relatado acima, atualmente a escola oferece também o curso Técnico em Contabilidade e Ensino Médio Integrado com o Curso Técnico em Vendas.
A Escola conta ainda com uma clientela que busca nos Cursos Técnicos a oportunidade de formação que lhe possibilite ingressar no mundo do trabalho com um emprego melhor remunerado, haja vista que na sua maioria são menos desprovidos financeiramente e não podem ingressar em cursos superiores. As famílias, em sua maioria são constituídas de pais trabalhadores da comunidade, que anseiam ver a integração de seus filhos no mundo do trabalho, uma parcela destas famílias espera ver seus filhos cursando o Nível Superior e outra parcela vê nos Cursos Técnicos a chance dos filhos terem uma profissão.

ESTRUTURA: ESPAÇO FÍSICO E EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS NAS SALAS DE INFORMÁTICA:

Sala 3 Laboratório de Informática dos Cursos Técnicos com acesso Á Internet: A sala de 107,01 m² contém: 02 ar condicionado de 18.000BTUS, 01 ar condicionado de 10 000 BTUS, 30 mesas de computador, 02 mesas pequenas, 01 quadro branco 01 armário de 2 portas. 30 cadeiras, 21 computadores, 01 impressora a Laser Capacidade para 21 alunos Bloco 2 Laboratório de Informática Apoio didático ao professor e ao aluno, com acesso a internet, nesta sala contém: 21 computadores, 01 impressora, 20 cadeiras estofadas, mesas para computador, 01 quadro branco, 01 ar condicionado de 10 000 BTUS, 01 ar condicionado de 18 000 BTUS. Capacidade para 21 alunos.
Em entrevista a aluna Josélia dos Santos Ferreira, que concluiu o Curso Técnico em Informática em 2008 e hoje cursando o Técnico em Contabilidade, ela me revelou a importância destes cursos em sua formação Profissional, hoje ela trabalha em um supermercado do município e destaca que o seu progresso profissional se deve ao curso Técnico em Informática que a colocou em lugar de destaque na empresa.   “A Informática vem se tornando uma ferramenta relevante na vida das pessoas e sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre a população”. Destacou a aluna.
Em pesquisa na Escola, a coordenadora pedagógica nos mostrou a Estrutura Curricular do Curso de Informática que aconteceu entre os anos de 2006 e 2009 e disse que o governo do estado tem a intenção de anunciar, ainda este ano, novos cursos inclusive de Informática.   O Curso de Educação profissional Técnica de nível Médio na área de Informática tem um total de 1300 horas, é estruturado em quatro (4) módulos, assim distribuídos:

Primeiro Módulo:
Algoritmo e Lógica de Programação – 65h;
Organização de Empresas - 52h;
Gerenciamento de Projetos - 39h;
Instalação de Computadores – 39h;
Sistemas Operacionais I – 65h;
Estágio – 75h

Segundo Módulo:
Criação e Editoração de Imagens – 39h;
Linguagem de Programação – 65h;
Aplicativos para Automação de Escritórios - 104h;
Sistemas Operacionais II – 52h;
Estágio – 75h

Terceiro Módulo:
Projeto de Programação 36h;
Análise de Programação – 72h;
Linguagem de Programação Orientada a Objetos – 72;
Banco de Dados I – 60;
Estágio – 75h

Quarto Módulo:
Banco de Dados – 48h;
Administração de sistemas de Rede – 72h;
Internet/Programação e Web Design – 72;
Arquitetura e Projetos de Redes/Redes, Protocolos e Segurança da Informação - 48h;
Estágio – 75h
     
Em entrevista com a estagiária Natália, que atua em um dos laboratórios de informática, que também é aluna do Ensino Médio, ela me disse que nos laboratórios estão instalados dois sistemas operacionais, o Linux e o Windows – os aplicativos do Linux Educacional, o BrOffice e os sites mais acessados são: o Google, os Dicionários online, Baixaki, Superdownloads, Altavista, Aonde entre outros.  Os professores que mais utilizam o laboratório são os das disciplinas de: Língua Portuguesa, Física História e Educação Física. Todos os alunos entrevistados são unânimes em dizer que a informática, hoje, é fundamental para aqueles que almejam uma vaga no mercado de trabalho devido sua expansão e crescimento nos últimos anos, ela tem se tornado o requisito principal nos currículos exigidos pelas empresas. Os alunos ficaram impressionados em conhecer novas utilidades do computador com seus aplicativos e ferramentas, enfatizando que esta máquina não é somente editor de texto, de planilha e imagens, é muito mais, são muitos recursos como, por exemplo: os programas onde se pode criar jogos, onde se pode programar, criar programas para supermercados e lojas em geral, trabalhar com fotos, sistemas operacionais, memórias, periféricos, trabalhar com sistemas de rede sobre redes, noções de programação e muito mais. Concluindo, me baseando nos alunos entrevistados e naqueles com que tenho conhecimento, a maioria dos que cursaram o Curso Técnico em Informática e/ou Curso Técnico em Contabilidade já estão inseridos no mercado de trabalho, isto é, fazendo jus ao que se propõe a escola, que é formar os jovens para o mercado de trabalho e, consequentemente, ampliar as possibilidades de conhecimento preparando os jovens não só para o mercado de trabalho, mas também os preparando para o mundo, ou seja, formando cidadãos.

7 comentários:

  1. Ronaldo, muito interessante sua reportagem porque nos mostra práticas que estão dando certo. Isso nos anima e nos faz acreditar que é possível fazer uma educação diferente e, consequentemente uma sociedade diferente.

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  2. Ronaldo, sua notícia é muito legal, pois é muito bom ver que escolas estão oferecendo cursos, possibilitando os alunos adquirirem sua formação para o mercado de trabalho.

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  3. Ronaldo, gostei muito da matéria. É bom saber de trabalhos como esses sendo realizados tão próximos de nós!

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  4. Ronaldo, acho que todas as escolas deveriam ter um laboratório de informática, e usa-lo corretamente.

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  5. Prezadas Colegas,

    Venho agradecer as contribuições de todas na confecção deste blog, contribuições importantes desde a sala de bate papo, na escolha do tema, o desenvolvimento das notícias via Wiki que culminou na criação deste blog. Acredito que esta disciplina, Informática em Educação contribuiu muito, para o nosso crescimento e progresso no processo de aprendizagem, pois nos permitiu aprender a desenvolver outras habilidades que não conhecíamos utilizando estas ferramentas, o computador, a internet e as tecnologias relacionadas à aprendizagem colaborativa. Sei que foi trabalhoso, mas também foi muito prazeroso, principalmente pelo fato de ter que colocar a mão na massa, aprender fazer, fazendo. Transpomos barreiras e dificuldades, mas é maravilhoso ver o blog concluído para esta disciplina - porquanto, ele será de grande valia para continuarmos nosso processo de aprendizagem e de ensino, pois, podemos utilizar este recurso de aprendizagem colaborativa para nossos alunos, provocando uma aprendizagem que vai além da sala de aula, que seja significativa para que eles também possam construir seus conhecimentos.
    Portanto, a todas que comentaram o meu blog, também aquelas que contribuíram lá no início, na sala de bate-papo na escolha da noticia, os meus sinceros agradecimentos. Muito obrigado!!!

    Ronaldo dos Santos Pimenta

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  6. Achei muito interessante seu trabalho, porque nos mostra práticas que estão dando certo. E isso nos motiva cada vez mais e nos faz acreditar que é possível fazer uma educação diferente e, consequentemente uma sociedade diferente.

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  7. Fernanda diz: Trabalho interessante o do caro colega pois nos mostram praticas educativas que dao certo.

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